Atendimento móvel odontológico atinge números significativos

A Secretaria de Saúde de Apodi divulgou os números de atendimentos feitos pelo Odontomóvel, desde sua inauguração, no mês de outubro de 2013. Os números mostram que o investimento na Unidade Móvel Odontológica trouxe significativos avanços para a saúde bucal de muitos apodienses que não dispunham do serviço.

A equipe de cirurgiões-dentistas do Ondontomóvel é composta por Dra Maria Patrícia, Dr. Francisco Suassuna, Dra Sêfora Mesquita e Dr. Thiago Fernando, que trabalham em regime de escala com a ajuda de 4 auxiliares ( 1 para cada dentista) e com Manoel Tavares que exerce as funções de motorista, eletricista e dar apoio na manutenção da Unidade Móvel.

A escala de locais de atendimento é feita semanalmente, baseada na necessidade das comunidades e também de acordo com solicitações feitas por associações, a própria comunidade e o poder público. Mais de 22 comunidades já receberam a visita do Odontomóvel.

Através do Odontomóvel, as pessoas recebem atendimento bucal básico, o mesmo realizado em postos de saúde, como exodontias de dentes permanentes e de decíduos (exceto 3º molar), limpezas (profilaxias), raspagem e alisamento corono-radicular (remoção de cálculo dentário), restaurações de amalgama e de resina, aplicação de flúor e orientação de higiene oral.

Desde outubro de 2013, o odontomóvel já efetuou 1460 atendimentos nas comunidades apodienses, 660 atendimentos em 2013 e em 2014, até o final de junho, foram mais 800 atendimentos. Um número expressivo, que comprova o bom trabalho realizado pela equipe. “Tentamos fazer o melhor possível, mesmo que a demanda da população rural seja grande no tocante aos atendimentos odontológicos” explica Dr Thiago Fernando, coordenador de saúde bucal do município.

O atendimento através do Odontomóvel é feito nos dias de segunda, quarta e sexta de cada semana atingindo o número de 20 atendimentos diários. Vale considerar que o cirurgião-dentista faz mais de um procedimento por paciente.
Nesta semana, o Odontomóvel esteve no sítio Santa Cruz (quarta), estará no sítio Santa Rosa (sexta) e na próxima semana começará o atendimento no Sítio Rio Novo (segunda, dia 14/07). Na quarta e sexta da próxima semana, os locais ainda serão definidos na Região do Vale.

0 comentários: